O Futebol teria perdido a graça ?

graca.jpg 

Infelizmente há fatos que desanimam os fanáticos por futebol.Mas quem via o futebol dos anos 70 e 80(o auge do fanatismo e rivalidades) diria : É realmente como o futebol mudou.Logicamente ele passou por diversas mudanças que muitos acreditam ser fatores determinantes para um declínio da adoração dos torcedores por futebol,porém o fanatismo por seu clube continua.O amor que sente por um clube é inigualável mesmo não tendo um time competitivo.

Confira fatos impressionantes que comprovam isso:

Caso dos torcedores do Flamengo – Como pode um clube ter como ídolo Obina,atual centroavante do mais querido do Brasil ou ainda ver um time que todo ano “briga” para não cair de divisão ?!

No exemplo do Vasco,como suportar um Presidente que todos os vascaínos sabem da obscuridade que é sua administração e convive com um jejum de títulos ?!

No Botafogo,como aguentar um time sem um goleiro confiável,amarga um longo jejum de títulos e mesmo com um time que atualmente joga bonito e pra frente mas não tem o poder de decisão para ganhar um campeonato ?!Ainda foi parar na 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro mas já voltou a elite.

O Fluminense ,por sua vez, é tido como a menor torcida de seu Estado.E pior o time foi parar na 3ª divisão do Campeonato Brasileiro.Mas advinha quem tirou o time desta situação ? Sim, isso mesmo , a própria torcida com impressionante média de 30 mil tricolores no Maracanã.Foi a maior prova de amor que vimos nos ultimos tempos.Hoje o time está na elite do futebol brasileiro, graças à uma manobra do Presidente do Vasco Eurico Miranda, que recolocou o Tricolor das Laranjeiras na 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro.

Realmente só um fanático pode explicar.Porém é inexplicável.É algo que vem de dentro do ser humano.

Está certo que nas gloriosas décadas de 70 e 80,tinhamos cada clube seu craque( muitas vezes mais de um ).Eram craques como Gérson,Rivellino,Zico,Jairzinho,Garrincha,Nílton Santos,Roberto Dinamite que tinham amor à camisa, mostravam raça e enchiam estádios.Disse enchiam ?!Faziam explodir o estádio de tantos torcedores.Não havia sequer um lugar no Maracanã em Fla-Flus para se escolher,era apertado e sem escolha.Tinhamos menos interesse em arrecadar lucro vendendo jogadores mas sim preocupação em manter os craques.

Naquela época,categorias de base dos clubes ? Eram como safras,saiam a toda hora.Hoje?Esses craques continuam saindo mas direto para o futebol europeu,melhor estruturado e mais poder.Atualmente somos reféns da saída(muito precoce) de jogadores de seus clubes e até mesmo do país, que leva o esvaziamento dos estádios,que leva menos renda e que torna mais evidente a necessidade de negociar os jovens talentos.Temos vários casos somente neste ano de jogadores de muito futuro que deixaram os clubes daqui por clubes do exterior : o atacante Alexandre Pato(Uma das maiores revelações dos ultimos anos e formado no Internacional ),o lateral-esquerdo Marcelo(formado pelo Fluminense),os meio-campistas Carlos Eduardo e Willian(formados por Grêmio e Corinthians, respectivamente).Detalhe muito importante : Não completaram um ano sequer pelos profissionais.Esta foi a situação a que chegamos no futebol brasileiro.

Dentre outros fatores em que o futebol mudou está a mídia.Ela influencia o mercado e os bastidores do futebol com boatos(muitas vezes maldosos) e ainda utiliza o recurso da imagem da tv,pode-se observar o que os jogadores fazem em campo, o que pode levar a serem punidos,além de ver possíveis erros dos árbitros durante as partidas.Eles não têm a mesma visão e tantas repetições como a imagem de tv.Tudo isso faz com que o árbitro perca a credibilidade e coloque sua competência à prova.Ele tem apenas frações de segundos pra decidir sobre o lance.Isso gera injustiça e deixa desestimulado o torcedor.

Rivalidades apimentaram mais.Clássicos são imprevisíveis,por isso mais fascinante.Claro que há problemas que abalam o futebol mas e aquela pergunta : o futebol teria perdido a graça ? Jamais !

Anúncios

5 comentários sobre “O Futebol teria perdido a graça ?

  1. Pretty cool post. I just stumbled upon your blog and wanted to say
    that I have really liked reading your blog posts. Anyway
    I’ll be subscribing to your blog and I hope you post again soon!

  2. Está certo Maicon que não vimos(jovens) as décadas de 70 e 80(as gloriosas),mas se tratando de pessoas que procuram ler e saber como foi nosso futebol é válido que as mesmas possam comentar sobre o assunto.Podemos não saber de tudo o que se passava naquela época,porém temos uma grande noção do que acontecia.E também nossas safras são inesgotáveis e por isso são perde a graça,porém o que podemos lamentar é o pouco tempo em que eles ficam aqui em seus clubes de origem.O amor de nós pelos clubes continua.

    Isso é só um coment mas também é lamentável DISFALCAR nossas equipes!

  3. Comentário do Cesar, 1ª linha: “porém NÃO SE PODEMOS cair no engano…”
    Lamentável!!!

    Quanto ao que o Marlon escreveu…

    “Está certo que nas gloriosas décadas de 70 e 80…”

    Ele tentou comparar duas épocas muito diferentes, sendo que em uma delas ele sequer era nascido.

    “O Futebol teria perdido a graça ?”

    O futebol não perdeu a graça. Mas as competições nacionais poderiam ser mais emocionantes. Para isso bastaria melhorar a organização das mesmas. Isso já provocaria uma enorme melhora nos campeonatos. Além disso tem os jogadores ue saem do Brasil na metade do Campeonato Brsileiro que acabam por disfalcar os clubes. Infelizmente, não temos como impedir que os nossos jogadores saiam. Os Clubes europeus têm muito mais dinheiro e também possuem uma infra-estrutra que nem se compara com a dos clubes brasileiros. Enquanto houver esse abismo entre Brasil e Europa os nossos melhores jogadores vã estar lá.

    mjos17

  4. Concordo com seu ponto de vista, porém não podemos cair no engano de comparar xodó com ídolos… Obina não é ídolo no mengão e sim xodó da torcida… Pelo que vejo o ú nico ídolo remanescente dessa globalização do futebol é Rogério Ceni que vem mantendo uma regularidade invejável, ganhando títulos importantes e a cima de tudo a possui a confiança da torcida que sabe que o goleiro dificilmente os abandonará…
    Com relação a pergunta se o futebol teria a graça… estou de acordo com a resposta jamais… Porque apesar dos pesares ainda temos esperanças de ver os craques desfilarem seus talentos em solo brasileiro, pois acreditamos no soerguimento de nosso futebol… abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s