21 de julho: 107 anos de tricolor.

Fluminense avante, ao combate/ Nosso nome cerquemos de glória/Já se ouve tocar a rebate/Disputemos no campo a vitória.Fluminense

“Se quereis saber o futuro do Fluminense, olhai para o seu passado. A história tricolor traduz a predestinação para a glória”

Nelson Rodrigues.

Nada melhor do que uma frase do eterno Nelson Rodrigues para se começar o post dos 107 anos do único tricolor do Brasil, já que o resto são apenas times de três cores.

O Fluminense nem bem nasceu e logo se tornou a hegemonia do futebol carioca ganhando um tetracampeonato, hegemonia quebrada somente esse ano. O tricolor também foi o pioneiro carioca em uma conquista a nível Mundial. A Copa Rio Internacional, apesar de não ser reconhecida pela FIFA, é considerada por alguns o torneio precursor do atual Mundial de clubes. Outras conquistas importantes foram o Campeonato Brasileiro de 1984 e a Copa do Brasil de 2007.

Todas essas glórias fizeram muitos jogadores ídolos no clube das Laranjeiras. Félix, Paulo César Caju, Carlos Alberto Torres, Edinho, Branco, Romerito, Gérson, Didi, Rivellino, Preguinho e Assis, uma verdadeira seleção que ainda teria na reserva Paulo Vitor, Castilho,  Telê Santana, Tim, Renato Gaúcho, Thiago Silva e muitos outros que fizeram a alegria tricolor.

Em 1975 o Fluminense começou uma revolução, o então presidente Francisco Horta montou o melhor time que o clube já teve em sua história, a famosa “Máquina Tricolor” comandada por Roberto Rivellino, no elenco de 1976 apenas o atacante argentino Doval não havia jogado pela Seleção Brasileira. Embora considerado um timaço, a nível nacional conquistou apenas o bicampeonato estadual. Porém, resultados internacionais mostraram a força da Máquina, ganharam a Taça Teresa Herrera que teve a participação de Real Madrid, Feyenoord e o Dukla Praga (base da seleção da Tchecoslováquia, campeã Européia). Também teve a vitória em um amistoso contra o Bayern de Munique, base da seleção alemã campeã do mundo em 74, um massacre que não foi refletido no magro placar de 1 x0 para o tricolor, no Maracanã. Em 1978, Rivellino foi vendido para o futebol árabe e começava ali o fim da “Máquina Tricolor”.

Uma coisa que pouca gente sabe é que o Fluminense tem ligação indireta na criação dos dois times de maiores torcidas no Brasil: Flamengo e Corinthians. A história com o clube carioca é mais conhecida, o Fla atraia sócios tricolores para ver o Remo e o Flu atraia sócios rubro negros para ver o futebol. Em 1911, houve uma cisão no Fluminense e acabou-se criando o futebol no Flamengo. Já a história com o alvinegro paulista é pouco conhecida. Em 1910, o clube carioca patrocinou um clube inglês chamado Corinthian Team (formado em sua maioria por estudantes universitários) e um amistoso que terminou 10 x 1 para o time inglês chamou a atenção do púbico paulista, que acertou com o Fluminense uma viagem do Corinthian Team para São Paulo. Lá os ingleses venceram todas as partidas e chamou a atenção de um grupo que decidiu fundar um time e deram o nome em homenagem ao time inglês trazido ao Brasil pelo tricolor.

Atuamente o Fluminense não passa por uma boa fase, o racha entre diretoria e patrocinador acabou sendo refletido em campo e agora o clube se encontra na zona de rebaixamento. Depois de escrever sobre tantos craques que já passaram pela história tricolor dá até vergonha falar sobre o atual elenco, ali poucos honram as três cores que traduzem tradição e nem vale a pena falar sobre eles.

Renato Gaúcho assume o time pela quinta vez e a esperança da torcida tricolor é de ver novamente aquele time que fez história com o vicecampeonato da Libertadores no ano passado ganahndo de gigantes como São Paulo e Boca Juniors.

Comecei com Nelson Rodrigues e encerro com ele.

Eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos

Nelson Rodrigues.

Parabéns Fluminense pelos 107 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s