Jorge Jesus no Fla: Revolução ou mais um fracasso?

O Flamengo anunciou na manhã desse sábado a contratação do técnico português Jorge Jesus. O clube agiu rápido e não tornou a negociação uma interminável novela. Pouco conhecido por grande parte da torcida Rubro Negra (e até mesmo por alguns jornalistas que passaram vergonha criticando seu trabalho), o treinador assume com a grife do pensamento europeu e gabaritado pelas boas campanhas e títulos conquistados pelos principais times de Portugal. A dúvida que fica é: Será que Jorge Jesus vai conseguir implementar o estilo europeu em um Flamengo contaminado há anos pelo paternalismo brasileiro?

Treinar o Flamengo não é fácil. Isso explica um pouco o altíssimo número de treinadores que passaram pelo clube nos últimos 19 anos. Foram 56 ao todo. Vários fatores contribuem para isso: pressão da torcida, imprensa, jogadores mimados, diretoria fraca, entre outros. Com Jorge Jesus não será diferente. O português vai viver uma lua de mel nas vitórias, mas terá que sobreviver ao inferno nas derrotas. No Flamengo não há meio termos, não há paciência para esperar os resultados aparecerem e isso é muito prejudicial.

O tom pessimista nesse início de texto nos leva a crer que a reposta para pergunta do título seja que a passagem do treinador será um fracasso. Porém (sempre há um porém), ele é um profissional que já passou por grandes clubes de Portugal, sofreu com a pressão e, pelo menos nas primeiras entrevistas, mostrou que conhece bem o futebol brasileiro e, principalmente, o Flamengo. Jorge Jesus tem a chance de trazer o pensamento europeu para o Brasil e o clube tem a chance de promover uma revolução no futebol brasileiro.

Para isso dar certo, será preciso um comprometimento dos jogadores. É hora de colocar na cabeça deles que essa é a chance de aprender o estilo europeu sem ter que jogar na Europa. Para os jovens da base será uma oportunidade única de evolução. Já podem chegar prontos lá fora. O Flamengo tem que aproveitar essa chance de intercambio e sugar tudo de melhor que o técnico pode oferecer.

Agora, para essa revolução acontecer mesmo será preciso ganhar títulos. Se não, o final a gente já conhece: Crise no Flamengo!

Crédito foto: EFE

Diga para gente o que achou

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s