O Flamengo que encanta

Não é novidade para ninguém que o NEWSFUT foi criado com inspiração em grandes nomes da crônica esportiva brasileira como Nelson Rodrigues, Mário Filho, Armando Nogueira,  Luiz Mendes, João Saldanha, entre outros. Seus textos nos levavam a uma época romântica do futebol, com estádios lotados, jogadores extraordinários, jogos inesquecíveis, entre tantas outras histórias. Isso mexia com nosso imaginário. Quando voltávamos para a realidade chegava a ser desanimador. Só que um tal técnico português  atravessou o oceano e implementou no Flamengo uma forma de jogo que resgatou aquele futebol arte que tanto encantou gerações passadas.

O que teria escrito Nelson Rodrigues após o FlaxFlu desse domingo (20/10)? Quem seria o personagem principal de sua crônica? Seria Rodinei e seu melhor jogo na temporada; Diego Alves com suas defesas salvadoras; Gerson e sua evolução técnica e tática; a precisão do menino Reinier; ou a inteligência de Jorge Jesus na montagem desse time? Por que não também falar de alguns personagens tricolores como Paulo Henrique Ganso e seu futebol desaparecido; Nenê, o verdadeiro comandante do meio-campo do Flu; ou Marcão e a ingrata missão de parar o líder do campeonato?  Ou então, o VAR e suas (in) decisões?

O Flamengo esteve longe de jogar seu melhor futebol, mas mesmo assim fez mais uma partida para deixar encantados os mais de 50 mil presentes no Maracanã. O time pode não ter alcançado o patamar da geração de ouro, que teve Zico, Nunes, Andrade, Adílio e que levava aos estádios tanto os torcedores rubro negros quanto os rivais. O time de 2019 consegue sim encantar adversários, porém ainda sofre com a desconfiança de muitos. Há quem diga que o mérito é todo da qualidade dos jogadores, outros acreditam que o mister é o principal responsável por isso e também há aqueles que já se entregaram de corpo e alma e só quer aproveitar o momento magnifico vivido pelo time. A única coisa que pode acabar de vez com isso e coroar de vez essa geração são os títulos importantes. E aí que mora o problema. Os fantasmas do passado ainda atormentam a atual geração de torcedores.

Queira ou não, é preciso admitir que o Flamengo dos últimos três meses é diferenciado. Sim, tivemos grandes times times venceram e convenceram nos últimos anos, como o Cruzeiro de 2013, por exemplo. Outros como o São Paulo 2006/2007/2008 focaram mais no resultado e conquistaram títulos e mais títulos. O Flamengo de Jorge Jesus tem só três meses e não conquistou nada ainda, mas é o time que mais dá esperança da volta do futebol ofensivo no país. Ainda há uma resistência por parte de técnicos, jornalistas esportivos e comentaristas, que tende a acabar com a conquista de algum título. E isso só beneficiaria o futebol brasileiro.

A esperança se renova a cada jogo. Estar na arquibancada do Maracanã e ver de perto esse time do Flamengo é um privilégio que temos que aproveitar. Vivemos hoje o que grandes craques da imprensa esportiva viveram anos atrás. Com certeza eles diriam que o português não trouxe nenhuma inovação, apenas aplicou o conceito brasileiro de jogar futebol. E é essa lição que os treinadores do país têm que aprender. É preciso deixar o orgulho e a soberba de lado e começar a evolução. O exemplo está bem perto, basta querer.

meme_flamengo
Imagem: Reprodução

Para fechar o texto, uma frase de Nelson Rodrigues que sintetiza bem o momento do time Rubro Negro hoje. Os rivais podem até desdenhar, porém lá no fundo também se encantam com o jeito de jogar do Flamengo hoje. No final, quem ganha é o torcedor brasileiro. Viva o futebol!

“Cada brasileiro, vivo ou morto, já foi Flamengo por um instante, por um dia.”

Nelson Rodrigues

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

1 comentário

Diga para gente o que achou

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s