Associa Vasco: clube mostra a força de sua torcida

Por mais que as torcidas adversárias tentem argumentar, o que a torcida do Vasco da Gama fez nos últimos dias não tem uma explicação. Bastaram oito dias para o clube conseguir mais de 100 mil adesões e assumir a liderança isolada do ranking dos programas de sócios-torcedores do país. Um crescimento absurdo e inédito até hoje.

É verdade que tudo começou com os preços baixos por conta da promoção de Black Friday, mas isso não é justificativa quando se para analisar e ver que outros clubes também possuem preços baixos, mas não conseguem engajar suas torcidas, atraindo novos associados. A torcida vascaína assumiu a frente do projeto e bradou para todos em alto e bom som: “Eu estou aqui!”.

O Vasco deu uma verdadeira aula de marketing para os outros clubes brasileiros. Flamengo e Corinthians, que possuem a maior torcida do país, foram ultrapassados com extrema facilidade. Isso demonstra o quanto o programa de sócios-torcedores pode crescer no país, ainda mais quando se olha um pouco mais de atenção para o principal ativo do clube. Cobrar mensalidades exorbitantes pode garantir uma receita importante na boa fase, mas sempre quem segura a barra quando o time está em baixo é o torcedor raiz, aquele que está tanto na briga pelo título quanto na fuga do rebaixamento.

Que esse engajamento da torcida vascaína sirva de exemplo para os demais clubes do país, para que eles entendam de uma vez por todas que tem que valorizar o torcedor, que eles são os maiores e melhores patrocinadores que um time pode ter.

Agora vem o grande desafio. A diretoria do Vasco tem a missão de conseguir segurar esses torcedores com boas campanhas no próximo ano e quem sabe um título para coroar essa revolução feita pela torcida. Não será uma tarefa fácil, já que as contas ainda não estão em dia, mas com toda certeza o primeiro passo já foi dado pela torcida. Agora é a hora da gestão trabalhar

associa-vasco

Ranking Sócios-Torcedores

1º – Vasco da Gama – 142 mil

2º – Flamengo – 139,7 mil

3º – Internacional – 126,4 mil

4º – Atlético-MG – 110 mil

5º – Grêmio – 91 mil

E você, o que achou da atitude da torcida do Vasco? Conte para gente nos comentários!

* Foto: Paulo Fernandes / Vasco

 

Diga para gente o que achou

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s