Coronavírus paralisa o esporte mundial

– Parem as máquinas!

O jargão é bem conhecido na imprensa para alertar sobre algo urgente que acontecia de última hora e tinha que entrar no jornal do dia seguinte. Em 2020 o impresso já não tem mais força, mas a expressão pode ser utilizada com outro sentido. Um surto de Coronavírus (Covid-19) está mexendo com a rotina mundial e agora atinge o esporte. O ano que prometia fortes emoções com a disputa das Olimpíadas, Copa América, Eurocopa, entre outras competições tradicionais, agora vive a expectativa de parar por completo.

A Conmebol, UEFA e FIFA resolveram cancelar os jogos das Eliminatórias para Copa do Mundo e, até segunda ordem, paralisar as competições internacionais. Enquanto isso, no Brasil, os jogos dos campeonatos estaduais serão realizados neste final de semana com os portões fechados. A medida já ameniza o risco de contaminação.

Com o cenário mundial afetado profundamente por conta da contaminação, as entidades esportivas vão precisar rever muitas coisas. Os calendários esportivos ficarão mais apertados, competições serão canceladas gerando prejuízos, a arrecadação deve cair por conta do medo e também dos jogos realizados com portões fechados, empresas vão deixar de investir, entre diversos outros pontos negativos. Será um momento delicado, mas inevitável, visto que a saúde de todos é o mais importante nesse momento.

O que é o Coronavírus?

Coronavírus (Covid-19) é o nome de uma família de vírus que tem formato de coroa. Ele é conhecido desde 1960, causando infecções respiratórias que já provocaram outras doenças como a Sars (Síndrome Aguda Grave) e Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio). Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade de respirar.

O contágio ocorre a partir da pessoa infectada e pode se dar através de gotículas de saliva, espirro, tosse ou catarro, que podem ser transmitidos por toque ou aperto de mão e objetos ou superfícies contaminadas.

Previna-se

– Evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca sem lavar as mãos;

– Lavar bem as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, principalmente após tossir ou espirrar;

– Reduzir o contato com pessoas que sofrem de infecções respiratórias;

– Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e descartá-lo no lixo imediatamente após o uso;

– Não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência;

Diga para gente o que achou

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s