Hoje, o mundo amanheceu um pouco mais triste. Fora, é claro, o torcedor espanhol. Acabou o evento de futebol mais importante do mundo, que só acontece a cada 4 anos. Como conviver sem jogo de Copa do Mundo depois de ter praticamente uma overdose de partidas do mundial? Um mês inteiro acompanhando os melhores jogadores do mundo. Tá certo que alguns dos melhores jogadores do mundo não mostraram seu futebol, mas os adoradores de futebol já estavam satisfeitos com os jogadores que viam.

Porém, antes de dizer que estamos tristes pela competição acabar, é preciso pensar na alegria do povo africano. O continente nunca havia sediado um Mundial e fizeram uma enorme festa. Um povo maravilhoso, hospitaleiro e que mostrou novas culturas. Puderam sentir e fazer parte desta sensação maravilhosa que é o sentimento chamado Copa do Mundo. E como eu escutei em algum lugar: “o mundo inteiro se ‘africanizou’ um pouquinho”. Viramos todos ‘bafanas-bafanas’ (meninos-meninos) com os olhos ‘vidrados’ na televisão vendo os jogos. A bola já não é mais bola, chama-se Jabulani. Corneta?! O nome disso agora é vuvuzela. Joanesburgo se juntou a Paris, Londres, Rio de Janeiro. Soccer City agora é uma espécie de Maracanã, Wembley, Camp Nou. Há um exagero, claro. Mas por um mês foi isso que aconteceu.

O mais importante de tudo que foi falado é quem fez tudo isso ser possível. E o nome desta pessoa é Nelson Rolihlahla Mandela. Mandela foi principal representante do movimento antiaparthied. Ele lutou para acabar com a segregação racial (negros, brancos, mestiços) que imperava há quase 50 anos no país. E conseguiu. Foi também um dos maiores incentivadores deste Mundial.

E justamente na véspera da abertura da Copa do Mundo de 2010 na África, que ele tornou possível, recebe um dos mais duros golpes de sua vida. Sua bisneta Zenani Mandela morreu em acidente de carro. Todo o mundo se comoveu. A Copa foi uma alegria completa para os africanos, mas, infelizmente, não para o seu maior ícone que tanto merecia essa felicidade. No entanto, os ‘bafanas-bafanas’  gostariam de dizer o seguinte: Muitíssimo obrigado, Mandela, por nos proporcionar esta grande alegria que foi a Copa do Mundo. Aliás não só os sul-africanos, mas todo o mundo na verdade.

A Jabulani parou de rolar na África do Sul e agora será vez do Brasil em 2014. Prepare-se, o mundo inteiro não vai ‘abrasileirar’ um pouquinho. Corre o risco de ‘abrasileirar-se’ por completo, diante da apaixonante cultura e beleza brasileira. Até lá.

2 respostas para “Copa do Mundo 2010 / FIFA World Cup 2010”.

  1. […] se dá porque Maradona não continuou como treinador da seleção albiceleste após a perda da Copa do Mundo, o presente que ele mais […]

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Marlon. Marlon said: RT @newsfut: Copa na África e agradecimento à Nelson Mandela >>> https://newsfut.wordpress.com/2010/07/13/copa-do-mundo-2010fifa … […]

Diga para gente o que achou

Tendência