Brasileirão 2020: uma interrogação

Lá vamos nós para mais de 50 dias sem futebol no país e sem previsão para retorno. Alguns países já decidiram pelo encerramento de suas competições, causando polêmica. No Brasil, este fim de semana marcaria o início da principal campeonato nacional: o Brasileirão 2020. Poderíamos estar escrevendo sobre a vitória do seu time, um tropeço do rival ou algum fato curioso da estreia. Ao invés disso, estamos mais uma vez falando sobre as consequências do novo coronavírus.

Em março, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou o adiamento de todas as competições nacionais por tempo indeterminado. Um mês e meio depois a indefinição continua. Muitas dúvidas ainda pairam sobre a competição, inclusive em relação ao formato. Uns defendem a volta do mata-mata com apenas um turno, outros querem a adequação ao calendário europeu e há ainda aqueles que querem voltar com os jogos para já, em meio ao pior momento da pandemia.

Uma coisa é certa em meio a tantas incertezas: o futebol não voltará a ser o mesmo tão cedo. Os clubes vão precisar ser criativos para superar a crise que já bate à porta de muitos. Mesmo que os jogos voltem a ser realizados nas próximas semanas, sabemos que os estádios não terão torcida. Isso significa que por um bom tempo os clubes não vão poder contar com a receita dos ingressos vendidos. Os programas de Sócio-Torcedor também serão afetados, assim como as cotas de TV e de patrocínio.

É difícil opinar diante de tal situação. Muita gente vive do futebol direta ou indiretamente. Desde o vendedor ambulante em dias de jogos, passando pelo jornalista esportivo até os próprios jogadores. No entanto, a saúde de todos esses profissionais está acima de questões financeiras. A nossa torcida é para que seja qual for a decisão ninguém seja afetado pela doença que já matou milhares de pessoas mundo a fora.

Por enquanto, o jeito para nós torcedores é nos contentarmos com reprises de algumas partidas e torcer para que tudo isso passe o mais rápido possível.

Como você tem lidado neste momento sem futebol? Deixe seu comentário!

 

 

 

 

 

 

Diga para gente o que achou

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s