Prosseguimos na semana em que os supercraques fazem aniversário. Pelé no sábado, Garrincha faria na quinta-feira e hoje é dia de outro gênio, este argentino. Trata-se de Diego Armando Maradona, o Deus de toda a nação argentina, diante da sua idolatria fora do comum ao país. O ex-jogador, e agora treinador, completa hoje 50 anos, mas como ele mesmo disse, o pior dos aniversários e sem muita comemoração. A afirmação se dá porque Maradona não continuou como treinador da seleção albiceleste após a perda da Copa do Mundo, o presente que ele mais queria.

Não se pode cometer o engano de comparar Maradona com Pelé ou vice-versa. Carreiras e épocas distintas, além de estilos diferentes. Pelé é único para os brasileiros. E Maradona, para os argentinos. Na verdade, no segundo caso, com mais ênfase e idolatria, já que a torcida argentina se expressa mais. Está certo que Dieguito perdeu um pouco o prestígio pela Copa do Mundo que comandou em 2010, mas os albicelestes souberam separar bem as coisas.

Sem entrar no mérito ou demérito de sua vida particular, Maradona encantava com seu futebol extremamente técnico e raçudo. Defendia sua equipe com muita gana e vontade de vencer sempre. Passou por clubes importantes como Boca Juniors e Barcelona, mas a maior contribuição foi pelo Napoli, além é claro, de sua seleção. Pela Argentina, fez um dos gols mais bonitos das histórias das Copas – e um dos mais polêmicos também. Ambos contra a Inglaterra.

Maradona é considerado por muitos como o segundo melhor jogador da história, atrás de Pelé. Há quem ache que foi até melhor. Uma coisa tem que ser dita: o futebol dele teria sido muito mais valorizado se não tivesse tantos escândalos como teve dentro e fora de campo. Sem essas manchas, seu futebol seria visto com outros olhos, talvez.  Seria um futebol para inglês ver.

O NEWSFUT lhe deseja um feliz aniversário, respeitando toda rivalidade e tendo um de seus escritores como um dos maiores admiradores de seu futebol.

5 respostas para “D10S Maradona”.

  1. […] Diego era um verdadeiro Deus na Argentina – e não é para menos, já que os dois únicos títulos mundiais da albiceleste têm a sua […]

  2. seu talento como jogador foi o melhor que já vi, até hoje sem comparação, maradona

  3. seu talento como jogador foi o melhor que já vi até hoje sem comparação, maradona

    1. Avatar de andres fidelis
      andres fidelis

      D10S

Diga para gente o que achou

Tendência